Páginas

Editorial

O grupo de pesquisa de Gênero e Mídia desenvolve análises focadas na identificação das representações de gênero produzidas nos/pelos meios de comunicação, seja em uma perspectiva hegemônica ou de ruptura com os estereótipos e hierarquias de gênero. Os estudos buscam refletir sobre os aspectos culturais da construção do masculino e do feminino, sendo a mídia o espaço em que se processam significados e se produzem as identidades culturais.

O grupo realiza pesquisas envolvendo o monitoramento da mídia sobre temáticas relacionadas a gênero, compreendendo os seguintes enfoques:
- Representações do feminino e do masculino na mídia
- Jornalismo e a perspectiva de gênero
- Mídia alternativa e identidades de resistência (gênero, etnia, geração, orientação sexual e outros marcadores de diferença)
Atualmente, o grupo de estudos de Gênero e Mídia está realizando uma pesquisa integrada de monitoramento de mídia focada na análise da cobertura de jornais e revistas locais, estaduais e nacionais, para identificar as representações de gênero nas páginas principais dos veículos impressos.
 
Coordenadoras: 
Karina Janz Woitowicz
Paula Melani Rocha

Equipe:
Diandra Daniela Nunes da Silva
Héllen da Silva Bizerra
Karina Chichanoski
Laís Franco Ribeiro
Maria Fernanda Lameu Teixeira
Marina Alves de Oliveira
Patrick Inada